domingo, 18 de outubro de 2009

Da Arte Rupestre às sombras chinesas, as primeiras formas amplas de comunicação





Fig.1- Representação das vivências da caça, representaram o que caçaram para comer.



Pode-se chamar Arte rupestre, pintura rupestre ou gravura rupestre às mais antigas representações pictóricas conhecidas, as mais antigas datadas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) gravadas em abrigos ou cavernas ( nas suas paredes e tectos rochosos) ou também em superfícies rochosas ao ar livre, mas em lugares protegidos, normalmente datando épocas pré-históricas.
Prospecções arqueológicas realizadas na Europa, Ásia e África, entre outras, revelam em que meio surgiram entre os primitivos homens caçadores os primeiros artistas, que pintavam, esculpiam e gravavam, demonstrando que o desejo de expressão através das artes é inerente ao ser humano. A cor na pintura já era conhecida pelo Homem de Neandertal.


As sombras chinesas

A tradição oral faz saber que no século II a.C., o imperador chinês Wu-Ti apenas se sentiu consolado com a morte da esposa após contemplar a sua sombra projectada numa tela de linho. Era chamado o jogo das sombras chinesas, que foi difundido na Java e na Índia. Podemos dizer que é um dos precursores do cinema.Talvez os verdadeiros inventores desta manifestação artística tenham sido os homens primitivos, aqueles mesmos que moravam nas cavernas e utilizavam do fogo para fazer as sombras, ficavam entre a fogueira e a parede, e assim conseguiam reproduzir enormes figuras.


Sem comentários:

Enviar um comentário