sábado, 17 de abril de 2010

Acessórios de iluminação

Na luz natural, o horário definirá a inclinação dos raios luminosos em relação ao objecto fotografado e dela resultará um determinado efeito. Com a iluminação artificial de um estúdio fotográfico, o efeito desejado dependerá do posicionamento das diversas fontes de luz e do equilíbrio entre elas. Vou falar um pouco sobre como podemos criar e trabalhar essas fontes de luz.
Os equipamentos de iluminação dependem de diversos acessórios, entre os quais: tochas electrónicas (flashes), geradores de potência, Modificadores de iluminação, rebatedores, etc.

Rebatedores
Podem ser industrializados, em formatos diversos, e nas cores branco, prateado e dourado. O primeiro proporciona luzes mais suaves. O segundo, luzes um pouco mais duras, tal como o terceiro, que acrescenta à imagem um tom mais quente. Sua função é, uma vez posicionado, rebater a luz principal de forma a diminuir as regiões de sombra ou, ao menos, trazer detalhes para as mesmas. Os espelhos são também muito utilizados como rebatedores.

Geradores de potência:
Unidade electrónicas às quais podem ser conectadas até três tochas electrónicas (flashes). São capazes de gerar potências que podem chegar a até 5000 watts. Os geradores podem ser simétricos ou assimétricos. Os simétricos dividem igualmente a potência de saída para cada uma das tochas conectadas. Já os geradores assimétricos possuem diferentes combinações de potência entre suas tochas. A conexão com a câmara é feita, normalmente, através de um cabo de sincronismo. Ao accionar o obturador da câmara, um sinal electrónico é imediatamente enviado ao gerador que, por sua vez, dispara as tochas a ele conectadas.

Tochas electrónicas
Este é o nome pelo qual são conhecidos os flashes utilizados em diversos trabalhos profissionais. Cada tocha electrónica é composta por dois tipos de lâmpada. Uma lâmpada alógena ou de tungsténio conhecida como luz piloto ou lâmpada de modelagem. A outra, uma lâmpada de pires ou quartzo, é o flash propriamente dito. A luz piloto é uma luz contínua, de temperatura de cor baixa, e que têm por principal função simular a luz do flash propriamente dito. Ela fica acesa durante todo o processo de preparação da foto, para que o fotógrafo possa posicionar a luz e montar os devidos acessórios de iluminação, de forma a conseguir o resultado desejado. O flash só é accionado no momento em que o obturador da câmara é disparado. As tochas são normalmente conectadas a unidades geradoras de potência

Sem comentários:

Enviar um comentário