sábado, 17 de abril de 2010

O comportamento físico da luz



O comportamento físico da luz começou por ser estudado pelo físico inglês Isaac Newton que demonstrou, através de diversos estudos que a luz branca poderia ser decomposta em diversas cores e que isto só seria possível graças a um prisma, este processo denomina-se fenómeno da dispersão da luz.

Foi a demonstração também com a utilização de um disco colorido que todas as cores somadas dariam a cor branca. Newton usou estes conceitos para estudar e analisar detalhadamente a luz.


Como sabemos a luz pode ser caracterizada fisicamente, logo é uma forma de energia radiante.
Isto da energia radiante é a energia que se propaga através das ondas magnéticas das quais se pode destacar as ondas de rádio, TV, microondas, raios X, raios gama, radar, raios infravermelho, radiação ultravioleta e luz visível.

As ondas electromagnéticas têm uma velocidade de propagação muito característica que no vácuo vale aproximadamente trezentos mil quilómetros por segundo.

Podendo ter este valor reduzido em meios diferentes do vácuo, sendo a menor velocidade até hoje medida para tais ondas quando atravessam um composto chamado condensado de Bose-Einstein, comprovada numa experiência recente.



MÓDULO 5- LUZ E PIGMENTO

Sem comentários:

Enviar um comentário