domingo, 18 de outubro de 2009

O instantâneo fotográfico de Archer


Fig.1- Archer

Frederick Scott Archer nasceu em 1813 na Grã-Bretanha, dedicado em princípio à gravura e à escultura, cedo acorda o interesse pelo mundo e processo fotográfico do Calótipo. Começa a trabalhar com isso em 1847 para realizar fotografias dos seus desenhos de gravura.
Mais tarde Fredrick Scott Archer, dá a conhecer seu invento que evolucionaria o mundo da fotografia, o Colódion Húmido que era bem mais rápido do que o Daguerreótipo, e com uma grande vantagem com respeito à exposição, esta era bem mais curta.
Desde sua morte em 1857, lhe reconheceram outros inventos fotográficos que ficaram sem patentear, ou que foram por outros em muitas ocasiões, o que explica em grande parte uma possível falta de recursos económicos que Archer tinha ao final de sua vida, para poder levar a cabo suas investigações e descobertas.
A Archer's somente será lembrado, como um "cavaleiro muito discreto, de saúde pobre, com uma esposa enferma e de olhar de anjo".

Ele inventou em 1851 a emulsão de colódio húmida. O processo consistia numa solução de piroxilina em éter e álcool, adicionada com um iodeto solúvel, com certa quantidade de brometo, e cobria uma placa de vidro com o preparado. Na câmara escura, o colódio iodizado, imerso em banho de prata, formava iodeto de prata com excesso de nitrato. Ainda húmida, a placa era exposta à luz na câmara, revelada por imersão em pirogalol com ácido acético e fixada com tios sulfato de sódio. Em 1864, o processo foi aperfeiçoado e passou-se a produzir uma emulsão seca de brometo de prata em colódio.

Sem comentários:

Enviar um comentário