domingo, 18 de outubro de 2009

Os irmãos Lumiére e a primeira projecção pública




Fig.1- Irmãos Lumiére







Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (Besançon, 19 de outubro de 1862 — Lyon, 10 de abril de 1954) e Louis Jean Lumière (Besançon, 5 de outubro de 1864 — Bandol, 6 de junho de 1948), os irmãos Lumière, foram os inventores do cinematógrafo (cinématographe), sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.


ão considerados os fundadores da Sétima Arte junto com Georges Méliès, também francês, este tido como o pai do cinema de ficção. Louis e Auguste eram ambos engenheiros. Auguste ocupava-se da gerência da fábrica, fundada pelo pai. Dedicar-se-iam à actividade cinematográfica produzindo alguns documentários curtos, destinados à promoção do invento, embora acreditassem que o cinematógrafo fosse apenas um instrumento científico sem futuro comercial.


O cinema de hoje em dia é possível graças à invenção do cinematógrafo, pelos Irmãos Lumière no final do século XIX. A 28 de Dezembro de 1895, em Paris, eles realizaram a primeira exibição pública de um filme, em um café, cobrando pelas entradas. As duas peças exibidas, que duravam poucos minutos, já que os rolos de película eram curtos, chamavam-se "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do comboio à Estação Ciotat", cujos títulos exprimem bem o conteúdo. Apesar de também existirem registros atribuídos a outros realizadores, o que torna essa data controversa, ela é aceita pela maioria da literatura.




Sem comentários:

Enviar um comentário