domingo, 18 de outubro de 2009

A evolução da técnica de registo {Daguerre e Talbot) em paralelo aos formatos de câmaras e metodologias de laboratório

Fig.1. Câmara de daguerreotipia

Daguerre, pouco tempo depois da morte de Niépce, encontra a fórmula de impressionar uma placa de cobre coberta por uma fina camada de prata, depois, revelou a imagem latente, com vapor de mercúrio. Para fixação, inicialmente, foi usado sal marinho, posteriormente, usava tiossulfato de sódio que garantia mais durabilidade à imagem. Este processo foi baptizado com o nome de Daguerreótipia.1800-1877 William Henry Fox Talbot, matemático e filólogo Inglês, foi o grande percutor do actual sistema negativo-positivo. Desenvolve um processo dito de "desenho fotogénico" em 1835, descobrindo em paralelo com Daguerre, o segredo da imagem latente. Nesse ano, Talbot construiu uma pequena câmara escura de madeira com 6,30 cm2. A câmara foi carregada com papel de cloreto de prata, e de acordo com a objectiva utilizada, era necessário de meia hora a uma hora de exposição. A imagem negativa era fixada com sal de cozinha e submetida a um contacto com outro papel sensível. Deste modo obtinha-se a cópia positiva.

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